top of page
background.png

A Escola

A Escola do Caminho Interior foi fundada em 1988 por Vlady Stévanovitch. O seu objetivo é formar professores e divulgar, da forma mais fiel possível, as técnicas do Caminho Interior.

​

A escola desenvolveu-se rapidamente graças ao entusiasmo de Vlady e ao seu ensino voltado para o Ocidente, desprovido de qualquer abordagem e interpretação teóricas.


Atualmente, a Escola do Caminho Interior conta com 5 formadores, 8 professores delegados à formação pessoal, cerca de 200 professores e 5.000 alunos.

vlady prospectus.jpg

Vlady Stévanovitch

Vlady Stévanovitch era mais do que um mestre em técnicas energéticas. Estas eram apenas um meio para se aventurar e explorar o caminho da liberdade interior, a única liberdade.

​

Ao viver perto dele durante cerca de 5 anos, pude observar e vivenciar as suas atitudes e comentários diretamente no dia a dia. Estes podiam ser contraditórios e abruptos. Na verdade, serviam apenas para despertar a nossa consciência afogada nas preocupações diárias e nas verdades da nossa sociedade, da educação, das tradições espirituais, da ciência e da nossa moral. Esses comentários caíam do céu, eram inesperados, mas entregues no momento certo.

​

Lembro-me muito bem que, certa manhã, enquanto o grupo de estudantes se dirigia para o local onde se realizava a prática, Vlady exclamou: «Se tiver de comer num restaurante, irei ao McDonald's». Este comentário fez estremecer muitos participantes. Pessoalmente, nunca o vi no McDonald's. E compreendi imediatamente o seu comentário chocante, que quebrou as verdades armazenadas nos nossos cérebros.
 

 

Os seus comentários não eram premeditados nem ponderados. Quando decidi deixar Itália para o seguir até Portugal, fui assaltado por uma dúvida e questionei-o. Mal tinha desenvolvido a Escola em Itália. Deixá-la poderia levar ao seu desaparecimento. Embora Vlady estivesse muito determinado a fazer crescer a sua nova escola, ele disse-me imediatamente: «É você que importa, não a Escola». Ele respondeu-me de forma muito natural, o que era a coisa certa a fazer para mim naquele momento, mesmo que isso aparentemente fosse contra os objetivos de desenvolvimento da Escola.

"As suas palavras eram válidas apenas quando ele as pronunciava. Nesse sentido, eram absolutas. As suas frases não eram verdades sacrossantas, inscritas para sempre."

​

Fabien Bastin, instrutor sénior

aerian-viw-of-porto-portugal-europe.jpg

A Escola em Portugal

A Escola da Via Interior de Portugal nasceu em 1992, quando Vlady Stévanovitch fundou o Centro Internacional de Formação nas montanhas de Monchique. O local foi escolhido por ser ainda virgem e apresentar uma energia pura e forte. Vlady dizia que ali havia uma energia pré-histórica, não contaminada pelos seres humanos. Em 1996, ele deixou Monchique para se instalar em França.

​

 

Em 1997, ao regressarem de uma estadia de um ano com Vlady Stévanovitch em França, a Escola em Portugal foi retomada e dirigida por Fabien Bastin, formador, e por Jeanne Houde, professora delegada à formação pessoal. Ao mesmo tempo, criaram o Centro Vlady Stévanovitch Portugal (CVSP), onde estudantes e professores de vários países vêm para se formar.

Formações

Formação pessoal

 

Destina-se a todos aqueles que desejam aprofundar a Arte do Chi no seu próprio percurso interior. Esta formação é ministrada por professores delegados e/ou formadores durante fins de semana ou semanas de estágio.

 

É altamente recomendável a prática regular nas aulas semanais ministradas pelos professores da Escola.A formação é apresentada em módulos. O caderno fornecido (ver https://www.artduchi.com/formation-personnelle.html) inclui todas as técnicas básicas a adquirir (no solo e em movimento).

 

O tempo necessário para adquirir estas técnicas varia de acordo com o tempo disponível de cada um, o número de aulas (módulos) em que participa e a antiguidade nas aulas semanais. A duração mínima é de três anos.

​

Quando todos os módulos forem concluídos, o aluno é considerado «Praticante da Arte do Chi» e, se desejar, pode iniciar a formação de professores com os formadores da escola.

Formação de professor

​

Os passos

​

Após concluir a formação pessoal, o aluno pode participar num estágio para se tornar Candidato. Este curso é orientado para correções pessoais e o Formador valida o nível dos participantes. Uma vez confirmado o nível adquirido, os participantes que assim o desejarem assinam um documento e tornam-se Candidatos.

​

O Candidato inicia então a sua formação para se tornar professor. Ele fará isso com os formadores e Michèle Stévanovitch. A formação compreende várias etapas: Candidato, Monitor, Professor (Promonca).


O Candidato participa em:

  • Cursos de formação de formadores e cursos de aperfeiçoamento

  • Aulas semanais de outros professores

  • Estágio de verão

​

Quando o candidato está pronto, o seu Formador, de acordo com Michèle Stévanovitch, informa-o para organizar as suas aulas do primeiro ano.

​

O prazo para a obtenção de uma licença de ensino depende do empenho de cada um nos cursos e estágios, mas o mínimo é de quatro anos (3 anos de formação pessoal + 1 ano de formação de professor). A autorização oficial para ensinar a Arte do Chi em nome da escola é concedida durante o grande estágio de verão no Centro Internacional em Aubard. O candidato receberá o seu «caderno de viagem», no qual inscreverá todas as formações em que participar.

​

Em seguida, ele continua a sua formação de candidato até adquirir uma certa experiência no ensino. Posteriormente, será convidado por Michèle Stévanovitch a apresentar um curso perante os Formadores e Professores Delegados da sua escolha para se tornar Instrutor.

​

A formação continua indefinidamente, de acordo com as possibilidades de cada um. Não há regras. Apenas o entusiasmo e a perseverança contam. É bom trabalhar com todos os formadores, é essencial ir à fonte, trabalhar com Michèle Stévanovitch.

"Querendo se tornar um professor da escola é, primeiro, intensificar a sua prática pessoal; depois, é adquirir as ferramentas essenciais para o ensino; finalmente, é se engajar em um processo de aprendizagem que não tem fim. A nossa disciplina não se baseia num conhecimento armazenado na memória, mas no desenvolvimento de algumas faculdades corporais e mentais. Elas podem ser adquiridas só seguindo as instruções diretas e são sempre perfectíveis."

Vlady Stévanovitch

Arquivos anexados

​

 

Outros centros de formação:

​

Cursos e Estágios

Cursos

​

A Escola oferece aulas no solo e em movimento com duração média de 1h30.

​

A preparação no solo permite fazer a transição entre a agitação do dia e a escuta interior. Esta primeira parte inclui técnicas de relaxamento, respiração, automassagem, mas também a aprendizagem de técnicas energéticas (de acordo com os níveis): controlo do Tantien, criação da «pequena circulação do Chi», bem como outras técnicas avançadas.

​

A aula continua com a aprendizagem e a prática de movimentos (Qi Gong, Tai Ji Quan) relacionados com a respiração e a lógica corporal.

​

Seja no trabalho no solo ou em movimento, o objetivo principal da ARTE DO CHI é a mobilização energética (Chi).

​

​

Estágios

​

Os estágios são dirigidos a todos os públicos, principiantes, estudantes ou professores. Permitem uma imersão mais fácil nas técnicas de escuta e aprofundamento.

​

Além dos estágios nos centros de formação, os professores delegados e muitos professores organizam fins de semana ou estágios na sua região com os seus alunos.

​

Os estágios permitem-lhe mergulhar mais facilmente na escuta interior e ligar os diferentes aspetos abordados nas aulas semanais. Geralmente decorrem num ambiente natural, o que favorece a integração e a abertura da nossa escuta. Permitem também criar laços com o grupo, descobrir o espírito convivial e benevolente das nossas práticas.

 

Os cursos e os estágios compõem-se por 4 aulas por dia, as aulas no solo alternam com as aulas em movimento.

​

​

​

Grande Estágio de Verão

​

Todos os anos, no verão, a Escola organiza três estágios importantes, reunindo professores, alunos e formadores.

​

O Grande Estágio de Verão é o maior evento anual da Escola. É uma oportunidade para reunir todos os praticantes de diferentes níveis e nacionalidades, desde iniciantes até os mais avançados e professores. Tudo isso marcado por uma atitude de pesquisa e descoberta.

​

Os estágios decorrem num ambiente tranquilo e preservado, longe do barulho das cidades, no campo do Algarve. A prática, na maioria das vezes, decorre ao ar livre, num ambiente informal, simples e descontraído, sem qualquer intenção competitiva nem qualquer ambição além da de melhorar o bem-estar de cada praticante.

​

É uma forma única e saudável de combinar férias com revitalização física e emocional.

​

Durante a pausa mais longa do dia, é possível aproveitar o sol (UMA SUGESTÃO... e a natureza). Se preferir a praia, ela fica a apenas 8 minutos de carro.

​

Centro Portugal: 4 semanas
Centro Internacional (França): 5 semanas
Centro Quebec (Canadá): 4 semanas
 

bottom of page